Temos responsabilidade com o meio ambiente

O Restaurante Universitário adota a política de desperdício zero. Tudo o que sobra de legumes e verduras hoje é transformado em molho pesto e sempre é usado para a base de molhos diversos pra salada, carnes, sopas e outras preparações. Nessa mesma linha as cascas de frutas após bem higienizadas  transformam-se em refrescos e doces que são servidos.

Para otimizar o recolhimento dos restos de comida, a muito tempo o restaurante conta com uma copa em cada refeitório, onde é realizada a higienização de pratos, talheres e copos além da separação do lixo de restos dos pratos devolvidos.

O restaurante também trabalha em parceria com pequenas cooperativas que recolhem o lixo orgânico diariamente, cerca de 500kg/dia: o peso de todo o lixo gerado dos restos que ficam no prato dos comensais são 350Kg/dia. Já a sobra suja 150Kg. 

O material resultante de embalagens também é recolhido por cooperativa para a reciclagem.

Outras práticas sustentáveis do RU incluem o recolhimento de todo o óleo resultante da cocção dos alimentos. Esse óleo é repassado para uma cooperativa parceira da empresa, que o recolhe e transforma em detergente. São gerados em media 1000L de óleo para descarte/mês: cozinha executivo produz 104L de óleo (média/mês) e cozinha geral produz 900L de gordura das carnes oriundas do processo de cocção (média/mês).

Há também a enorme preocupação em produzir pouco lixo resultante de embalagens e descartáveis. Essa prática responsável fora adotado pelo RU ainda em 2007 quando foram extintos os copos descartáveis no RU para água e refrescos. Ficando apenas os servidos no "cafezinho". Essa mudança fez com que o RU adotasse o uso de canecas plásticas para o consumo de água e refrescos em substituição aos copos plásticos. Essa medida diminuiu o impacto ecológico dentro da UnB.